quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

"Direitos da Mibal têm que morrer face aos direitos da população"




Os Srs. deputados da Assembleia da Republica Dr. Honório Novo (PCP), Dr. Nuno Melo (CDS-PP), Dr. José Soeiro (BE) e o Dr. Fernando Santos Pereira (PSD) o PS optou lamentavelmente pela não comparência , que se deslocaram à nossa freguesia a convite do Movimento Civíco de Barqueiros, um movimento que nasceu para lutar contra a exploração de caulinos no centro da freguesia, foram unânimes contra a exploração de caulinos no centro de Barqueiros.


Nuno Melo - CDS
"... poderá estar em causa uma reedição dos acontecimentos de há 20 anos, que seria bom que se pudesse evitar... levo daqui muita preocupação ... contra factos não há argumentos, parece-me óbvio que depois da visita que efectuamos, a exploração que está a ser feita não é compatível com regras muito claras no plano ambiental e que tem que ver com a segurança das populações. Este local é objectivamente perigoso..."

José Soeiro - BE
"... achamos que esta riqueza natural não se pode tornar um mal para esta população. Do ponto de vista social, é inaceitável que esta lógica dos interesses económicos se sobreponha ao bem-estar da população... "


Fernando Pereira - PSD
"... o caulino tem cor branca, mas por muito que se pretenda, não se pode branquear a situação...a população está insatisfeita e está contra que a exploração venha para o centro da freguesia...as razões pelas quais se opôs o povo de Barqueiros há 20 anos atrás, mantêm-se e têm plena actualidade..."


Honório Novo - CDU
"... a extensão da exploração para o centro da freguesia não pode invocar direitos adquiridos. Este não se pode sobrepor aquilo que é o direito humano, já nem sequer é o impacto ambiental, mas o impacto na vida das pessoas ... esse direito tem que morrer à luz daquilo que é a preservação do direito civil geral e do direito às pessoas terem uma vida condigna ..."


O Movimento Cívico de Barqueiros é apartidário como tal não vai desistir de tentar trazer um representante do PS, para que todos possam ver em que condições a Mibal está a fazer a exploração.

Sem comentários: