terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Queremos ISTO??






Estas fotos foram tiradas no dia 31 de Dezembro de 2007. Mostram a maneira como a Mibal aterra os locais que explora. Pela amostra, já podemos ver como irá ficar o centro da nossa freguesia se deixarmos que entrem nas quintas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

Acerca da contestação aos "caulinos", haveria muita coisa a dizer, no entanto aqui vão apenas alguns pensamentos dirigidos a todos os interessados por este tema que estejam de boa fé:

- As vedações e sinalização colocada, ou é destruida ou desaparece em grande parte das vezes;
- Muitos populares que acusam a empresa de aceitar lixo e aterros menos próprios são muitas vezes os primeiros a colocarem esse lixo nas barreiras de exploração, mesmo sem autorização e ás escondidas.
- Na MIBAL, apenas são permitidos Aterros constituidos por terras de escavação limpas, naturais e inertes. Todos os outros são rejeitados. Quem eventualmente deposita em horário impróprio outro tipo de aterros em terrenos da mibal (como por explo. camiões que INVADEM áreas alheias e basculam os seus "lixos" sem qualquer autorização - por vezes até em caminhos públicos - ou pessoas que atiram sacos do lixo e outros entulhos por cima de vedações colocadas pela Mibal para dentro dos seus terrenos) está a violar a lei e a faze-lo sob o repudio da empresa.
A Mibal está inclusive a tomar medidas para que a entrada de camiões nos seus terrenos não venha de todo a ser possível em horários menos próprios uma vez que está a ser vitima de acusações sobre uma situação que repudia e sempre repudiou firmemente.
- Vão por explo. ao "monte dos moinhos" onde podem ver cartazes da C. M. Barcelos a dizer "O Monte dos Moinhos Respeita o ambiente", mas mesmo ao lado e em vários pontos do terreno existem autênticas lixeiras com que ninguém se preocupa !!!
Como este explo. há muitos mais no concelho de Barcelos: O rio Cávado cada vez mais poluido devido a certas industrias locais é um deles, as explorações clandestinas são outro, mas a autarquia só se preocupa com a Mibal !!!
- O caulino polui ?!?! ....então já devemos estar todos mortos ou doentes !!!
- E os trabalhadores, quem se preocupa com eles e as suas famílias ? ...espero que o deputado Agostinho Lopes não nos venha depois acudir.
- Vêm-se escavações bem maiores na execução de parques subterrâneos de muitos "mamarrachos" que se constroem por aí nas cidades com impactes visuais que se tornam permanentes e não temporários
- Vejam o grande número de terrenos já completamente explorados e recuperados e perguntem aos agricultores que os estão a trabalhar acerca da sua produtividade.
- Claro que há lagoas ainda abertas, que aliás albergam grande variedade de vida animal (deve ser por causa da poluição), no entanto só quem não percebe nada do assunto é que não sabe que elas são necessárias como depósito de água para a instalação de tratamento e decantação de estéreis.
- As minas não são uma unidade industrial como outra qualquer pois a sua localização está dependente dos "caprichos" da Natureza e muitos dos que as contestam parecem esquecer que beneficiam no seu dia a dia de tantas coisas e produtos que só são possíveis devido à existência das mesmas.

....Muita coisa se pode dizer e discutir e mesmo que diga com toda a certeza que a empresa é uma das maiores prejudicadas no meio disto tudo, (pois foi não só vítima da concorrência como da política e daqueles que no fundo "lutam" verdadeiramente por outros motivos arrastando pessoas que até podem, na sua inocência e desconhecimento, estar nisto de boa fé) a situação foi de tal forma empolada que já poucos acreditam na sua verdadeira essência - "uma tempestade num copo d`água" , sendo este, aliás o único mérito dos que até agora têm acusado a empresa.

A MIBAL tem servido de "bode expiatório" em muitas situações por alguns corruptos sem escrúpulos que recebem maços de notas em sacos do hipermercado (para enganar pategos)como paga pelos seus "favores" e outros que apenas pretendem servir os seus interesses e não os da população. Já se ganharam eleições , mercado concorrencial e muito mais....até já foram eleitos deputados cuja visibilidade foi obtida à custa da "Luta dos caulinos". Outros há que também querem "poleiro" apesar de só servirem como "tasqueiro". Por isso nós aconselhamos todos aqueles cuja contestação é feita de boa fé devido ao seu pouco conhecimento sobre o assunto e sobre o sector mineiro a se informarem devidamente e não ouvirem apenas um dos lados pois muitas vezes o que parece não é e tem uma boa explicação.

Não acham que as Quintas de Prestar já podiam estar há muito tempo exploradas e devidamente recuperadas ??? ....podia até já ser um dos locais mais bonitos da Freguesia ! .....não acham que a freguesia só tem a ganhar em resolver este problema da maneira como está a ser negociado pela Junta ???...só não vê isto quem não quer devido a ignorância ou má fé.

Cumprimentos e um bom ano 2008 para todos,

Esta é a expressão de indignação de trabalhadores da Mibal pela continua perseguição a uma empresa que sempre cumpriu com a legislação em vigor (nunca qualquer coima lhe foi aplicada por qualquer entidade fiscalizadora apesar de tanta acusação, o que por si só já diz tudo)e com todos os compromissos assumidos com eles.

Anónimo disse...

Será possivel isto aconteçer, se o local da exploração e subsequente recuperação estará vedado?
Tratando-se do "centro da nossa freguesia" estará sobre o olhar atento de todos!

Quem terá colocado algum do lixo que se vê nas fotografias, não terá sido algum conterraneo nosso???

Sendo este movimento "democratico" espero que publiquem a minha resposta.

Em prol de um esclarecimento verdadeiro!

MCB disse...

Aos comentários publicados,o MCB diz:

1- Nunca deixarão de ser publicados comentários (ao contrário do que alude um dos anónimos), seja qual fôr a indole do comentário, exceptuando, obviamente, aqueles que atentem ao bom nome de QUALQUER pessoa ou que seja redigido em tons impróprios;
2- Gostaríamos, sinceramente, que os comentários fossem assinados. Mas se não o forem, continuarão a ser publicados. Afinal de tudo, o MCB é público e as pessoas que fazem parte do movimento estão por demais identificadas;
3- Se são feitas descargas de lixo ilegais e sem o consentimento da MIBAL, deve a empresa apresentar queixa junto das autoridades competentes, de modo a proteger o seu bom nome. Até hoje, e que seja do nosso conhecimento, tal não aconteceu (como foi hoje confirmado pelo sr. Sousa Lima no encontro com os deputados da Assembleia da República). Achamos, no entanto, muito estranho que um suposto camião tenha entrado "à socapa" num buraco com mais de 15 metros de profundidade para descarregar alcatrão quando o administrador da Mibal disse que tinham "vigias" 24 horas por dia;
4- Se a vedação colocada "é destruída ou desaparece grande parte das vezes", cabe à Mibal a sua substituição ou preservação para evitar que, como hoje, os jornalistas e deputados que visitaram a exploração da Mibal sejam confrontados com situações onde não existia vedação nem nunca existiu (foi perguntado ao administrador da Mibal a razão de lá não existirem vedações, pergunta essa que ficou constantemente sem resposta);
5- O MCB tem, obviamente, preocupações com os trabalhadores da Mibal e com as suas familias, mas, e como compreenderão, as nossas preocupações dirigem-se principalmente ao bem estar da população de Barqueiros,o qual ficará em causa a partir do momento que a Mibal (eventualmente) comece a exploração nas quintas de Prestare;
6- Um dos anónimos fez confusão: o MCB é apartidário e dele fazem parte todos os que quiserem. Ninguém faz do MCB arma de arremesso contra a Mibal para auto-promoção ou então para chegar a "algum poleiro" (são palavras suas). Só quem desconhece a genese do MCB pode fazer acusações atentatórias ao seu bom nome ou daqueles que se identificam com o movimento. Mas, mesmo assim, o MCB é democrático e como tal dá a palavra a todos.

O MCB agradece os vossos comentários, os quais poderão ser uteis para clarificar a opinião publica. Continuaremos à espera de mais comentários.